Notícias

Notícias

Utilização de Arduíno no aprendizado

Beneficiárias da AFESU Veleiros trabalham com plataformas de programação

1

O projeto Gestão e Tecnologia Aplicada, voltado para jovens do Ensino Médio, tem como objetivo iniciar as beneficiárias em um ambiente profissional e capacitá-las para um primeiro emprego. O projeto possui em seu programa o estudo sobre plataformas de programação, que permitem o melhor entendimento sobre o funcionamento do computador e melhoram a experiência do usuário.

Muitos estudiosos explicam a importância de ensinar programação para os jovens. Mitchel Resnick, diretor de um grupo de estudos no MIT Media Lab, defende que a programação é uma das habilidades do século 21 e é tão importante quanto ler ou escrever. Segundo ele, em um mundo repleto de tecnologia, quem não aprender a programar será programado. A programação é um caminho para tornar as pessoas fluentes em novas tecnologias. O presidente da HP Brasil, multinacional de tecnologia, Claudio Raupp, declarou a importância de programação em uma entrevista com a Folha de São Paulo, na qual diz “O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, afirmou que aprender a programar é mais importante que ter um segundo idioma. Concordo com ele. Para os brasileiros, é preciso saber inglês e programação”.

Para seguir tal tendência do mercado e atender a demanda das jovens da comunidade da Vila Missionária, a AFESU Veleiros introduziu no projeto Gestão e Tecnologia, o estudo sobre Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica. O arduíno foi criado com o objetivo de ser uma linguagem de programação acessível, com baixo custo, fácil de se usar. As beneficiárias aprendem a utilizar o arduíno e se contextualizam no mundo digital, adquirindo uma compreensão melhor das coisas que as cercam. A empreendedora, Camila Achutti, compara os tempos atuais à era dos escribas. “As pessoas hoje recorrem a ‘escribas digitais’ para tomar decisões cotidianas da vida. A importância de ensinar programação é essa. Dar autonomia às pessoas.”